terça-feira, 7 de abril de 2015

Como ser mais saudável


Como vos contei aqui, mudei de centro de saúde e, quando fui tomar a vacina do tétano, aconselharam-me a marcar uma consulta, já que há mais de 8 anos não ia a uma. Pois já fui e a médica marcou-me várias análises. Sendo eu uma baldas nestas coisas, ainda não as fiz, mas devo ir esta semana (embora me preocupe o resultado da glicose e afins, dada a quantidade enorme de doces de Páscoa que tem marchado nos últimos dias…).

E então, como ser mais saudável, na minha modesta, mas ponderada opinião?

Não indo ao médico! Quem procura, geralmente encontra, e as hipóteses de descobrir que estamos doentes aumentam! Agora mais a sério, acho que andarmos a esfuracar-nos desnecessariamente ou a cismar em doenças a toda a hora não faz bem!

Eu não como carne há cerca de 10 anos, evito coisas que considero nocivas: comida gordurosa, alimentos com muitos aditivos ou demasiado "falsos", bolos processados ou pratos pré-cozinhados.

Tenho beber a água de que preciso, cerca de 1,5 litro por dia.

Procuro comer fruta todos os dias, mais do que uma vez.

Evito ao máximo tomar medicação, mesmo se me receitarem, só se estiver realmente doente. Se sentir uma dor de cabeça ligeira, geralmente aguento e espero até passar. Há dores que passam se descontrair um pouco ou se apanhar ar, até simplesmente abrindo uma janela para renovar o oxigénio!

Sempre que posso, dou as minhas caminhadas para arejar.

Escrevo no blogue!

E uso as minhas técnicas de desvio de pensamento quando a cabeça negativiza!

E vocês, como cuidam da vossa saúde?    

9 comentários:

  1. Fazes muito bem seguir essa regras, para uma vida saudável

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. E não é que eu também penso assim! Acho que o caminho do consultório do médico é um caminho algo perigoso, uma vez que podemos vir a descobrir (e há grandes probabilidades disso) aquilo que mais tememos: uma doença. Temo o médico. É preciso dizê-lo. Uma boa alimentação, exercício, água pura e bom ar fazem muito pela nossa saúde. É preciso mantê-la a todo o custo enquanto pudermos. Médico, só mesmo quando for necessário. E é melhor que seja daqui a muitíssimo tempo.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  3. uma vida saudavel, é essencial para nos sentirmos bem connosco mesmo :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu sinceramente sou uma baldas em relação há saúde ;( tenho de mudar isso!!
    Mas isso é verdade quando vamos ao medico descobrimos logo N doenças!!

    ResponderEliminar
  5. Tens uma vida saudável e isso é muito bom,não só pro corpo mas como para a mente.
    Também tento seguir as orientações de uma alimentação saudável, evito gorduras, fritos e doces, claro que há alturas e alturas.
    Aposto na corrida e caminhada mas sei que nisso ainda podia fazer muito mais.

    ResponderEliminar
  6. Pronto, eu sou suspeita :P claro que há consultas de rotina e rastreios que devemos fazer :) isso não quer dizer que passemos a vida no hospital ou no centro de saúde, nem que tenhamos de ir a correr sempre que nos dói uma unha. Fazes muito bem em seguir um estilo de vida saudável ;) tudo tem a sua medida ;)

    ResponderEliminar
  7. Concordo em pleno que devemos manter um estilo de vida saudável, quer física e mentalmente... Mas é um risco dizer que não ir ao médico é uma forma de manter a saúde... há imensas doenças só detectáveis por exames médicos, e afectam também pessoas saudáveis! Seguir uma vida com balanço e visitas ao médico e o ideal, mas sem pensar nisso! :)

    ResponderEliminar
  8. Eu ando farta de médicos, farmácias, medicamentos e afins, mas com três miudos pequenos e este tempo de treta a coisas não tem sido fácil.
    Dores de cabeça é atacar assim que ela pensa em começar, porque já sei o resultado.
    Negativismo, ora bem, quanto a esse ando a fazer um trabalho continuado a ver se o mando pastar.
    Quanto ao resto, vou fazendo uma coisita aqui, outra acoli.
    Bjs e toca a fazer análises

    ResponderEliminar
  9. Belas dicas. Eu quero ver se consigo fazer umas caminhadas. Bj

    ResponderEliminar